Homenagem a Stan Lee

Por ANDRÉ AZENHA

Difícil escrever sobre Stanley Martin Lieber, Stan Lee, nascido em 28 de dezembro de 1922, em Nova York. Um dos pais do universo Marvel tal qual o conhecemos hoje. Melhor, um dos pais do universo geek tal qual o conhecemos hoje.

“O cara” nos deixou em 12 de novembro de 2018, em Los Angeles, aos 95 anos. Um ano antes, perdeu sua esposa, a modelo e dubladora Joan. Foram casados 50 anos. Lee decidiu não esperar mais para reencontrar seu grande amor. Foi assim com Johnny Cash, que partiu pouco depois de sua amada, June Carter, ir embora.

“Perdemos um gigante, um mestre, um verdadeiro super-herói. Um príncipe da imaginação. Mas que vida maravilhosa! Excelsior! O que é lembrado, vive”, definiu em sábias palavras a crítica de cinema Ana Maria Bahiana.

A long lost photo of Jack Kirby and Stan Lee has surfaced - The Beat
Com Jack Kirby.

Imensurável é a contribuição de Lee para a cultura pop. Suas criações encantam, fazem refletir, informam, formam e entretém há décadas. Refletem a realidade, aproximam o leitor que vê em diversos personagens seus espelhos.

Ao lado do desenhista Jack Kirby formou uma das mais entrosadas duplas criativas das histórias em quadrinhos, nos presenteando com obras que ficaram para a posteridade, ao estilo Pelé e Coutinho, Roberto e Erasmo.

O Quarteto Fantástico, de 1961, nos lembra que família é aquela formada por pessoas que amamos, independente de rótulos e relação sanguínea.

Stan Lee e a Era Marvel: uma vida dedicada ao mundo das HQs ...
O jovem Stan Lee.

Com o Homem-Aranha, de 1962, criado em parceria com Kirby e outro gênio, Steve Ditko, descobrimos que, “com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Conhecemos um herói “gente como a gente”. Peter Parker precisa pagar as contas, vez ou outra tem mais de um emprego, e ainda dá conta de estudar, ajudar a tia e salvar o dia.

A tabelinha com Kirby rendeu, ainda em 1962, o Hulk, que nos faz enxergar a beleza interior em meio à fera (inspirado em A Bela e a Fera, e O Médico e o Monstro).

Um ano depois, novamente junto do parceiro, levou ao leitor os X-Men, portas de entrada para reflexões sobre diversidade, representatividade, a busca pelos direitos civis, e novamente nos aproximando de personagens que soavam profundos, complexos, muito além dos feitos heroicos.

stan lee 2 - oquadrinheiroveio.com.br

Começou a tornar sua figura mundialmente popular ao fazer a primeira breve aparição (ou cameo, como é conhecido esse tipo de participação, imortalizada por Alfred Hitchcock) no telefilme O Julgamento do Incrível Hulk (1989). Desde então foram muitas. Sempre divertidas. Tinha carisma, percebido em suas entrevistas e participações em eventos. E tentou, sempre que podia, desfazer qualquer polêmica envolvendo os ex-parceiros Kirby e Ditko.

Ao escrever ou dizer “Excelsior” criou um lema, uma palavra que significa, no latim, algo superior, maravilhoso, e ganhou vida própria no universo geek.

Se hoje Hollywood sobrevive muito graças aos filmes de super-heróis, especialmente os do Marvel Studios, Comic-Cons proliferam-se mundo afora, muito é devido à genialidade de Stan Lee, que deve ter sido recebido, lá do outro lado, por Adam West, Bob Kane, Bill Finger, Jerry Siegel, Joe Shuster e outros. Nós agradecemos seu legado.

Whats your favorite Stan Lee cameo? : marvelstudios
Algumas aparições de Stan Lee em filmes.
Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s