Neste sábado, 15 de maio, 18h, o crítico de cinema André Azenha recebe o colega e escritor Renzo Mora para um bate-papo sobre o livro Woody Allen: a autobiografia, publicado no Brasil pela editora Globo.
Woody Allen: a autobiografia, o cineasta parte de sua infância no Brooklyn passando pelo início da carreira como roteirista-assistente de grandes nomes da comédia televisiva norte-americana. O artista fala sobre as dificuldades desse processo, como quando fazia apresentações de stand-up em clubes obscuros, e relembra como migrou para o cinema com comédias pastelão que hoje se tornaram clássicos, como Um assaltante bem trapalhão. Enquanto revisita seus sessenta anos de carreira e suas produções que marcaram gerações, como Noivo neurótico, noiva nervosa, Manhattan e Hannah e suas irmãs, até suas produções mais recentes (Meia-noite em Paris e Um dia de chuva em Nova York), Woody fala sobre seus casamentos, romances, amigos, sua relação com o jazz, seus livros e suas peças.

De forma audaciosa, o cineasta não se poupa de nenhum assunto e avalia seus demônios, erros, sucessos e aqueles a quem amou e com quem trabalhou. Ele esmiúça sua conturbada relação com a ex-companheira Mia Farrow, estrela de vários de seus filmes, incluindo as acusações de abuso sexual contra Dylan, a filha adotiva do casal; o polêmico casamento com Soon-Yi; o rompimento da amizade com o banqueiro brasileiro Jacqui Safra, financiador de vários de seus filmes e como a política do cancelamento atingiu sua vida e obra.
Woody Allen: a autobiografia é um retrato profundamente honesto, ousado e cômico do mais celebrado e controverso cineasta do nosso tempo.
Acompanhe a live aqui ou no Facebook:
Renzo Mora
Mora formou-se em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero (1982). Colaborou e colabora com diversas revistas brasileiras e programas como Cultura pop brasileira, da Warner. Escreveu para as revistas Cult, Playboy, VIP, Sexy e foi professor de comunicação da FAAP e na ESAMC.
É comentarista dá rádio Showtime, foi redator na Intervisão Filmes, República das Bananas, Release Eletrônico, Mamute Filmes, Fubá Filmes, canais A&E Brasil (quando foi autor de episódios da série Desaparecidos), AXN (onde foi autor de episódios da série Sem Rastro).
É autor de livros como Cinema Falado – 25 filmes que podem arruinar a sua vida, Fica Frio – Uma Breve História do Cool (Casa Leitura Médica, 2008), Sinatra: O Homem e a Música (Casa Leitura Médica, 2008), Frank, Dean & Sammy: 3 Homens e Nenhum Segredo (Casa & Palavras, 2011) e Casablanca: A Criação de uma Obra-Prima Involuntária do Cinema (Estronho, 2015).
Links de referência:
– Entrevista com Renzo Mora:
– A Vida e obra de Marilyn Monroe, com Renzo Mora: https://historiasdocinema.com/2020/08/24/video-a-vida-e-obra-de-marilyn-monroe-com-renzo-mora/
– A história de Marilyn Monroe: https://historiasdocinema.com/2020/05/05/a-historia-de-marilyn-monroe/
Nossos sites e redes sociais:
– Inscreva-se no canal https://www.youtube.com/historiasdocinemaporandreazenha
– Acesse https://historiasdocinema.com/
– Siga https://www.instagram.com/historiasdocinema
– Curta https://www.facebook.com/historiasdocinemaporandreazenha
——–
#WoodyAllen #MiaFarrow #históriadocinema